MENU

18/03/2021 às 11h12min - Atualizada em 18/03/2021 às 11h12min

​Secretário de saúde esclarece dúvidas sobre protocolo de tratamento precoce em Jacarezinho

"A ideia é utilizar uma medicação de pacientes como moderados nos pacientes leves"

Jivago França - PortalJNN
Divulgação
O secretário municipal de saúde de Jacarezinho, João Luccas Thabet Venturini conversou com exclusividade com o PortalJNN e esclareceu algumas dúvidas quanto ao protocolo de tratamento precoce contra Covid-19 adotado em Jacarezinho.

O anúncio do protocolo aconteceu por meio de um vídeo em que aparecem o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares e o secretário, na segunda-feira (15). Dezenas de pessoas questionaram a forma como estava sendo o protocolo e o secretário gentilmente atendeu ao PortalJNN e esclareceu algumas dúvidas.

Segundo João Luccas, a “confusão” aconteceu por um erro no nome utilizado no momento da divulgação. “A nomenclatura é equivocada. Quando fala em tratamento precoce o pessoal pensa em cloroquina, ivermectina e não tem nada disso”, garantiu o secretário.

De acordo com ele, a intenção é tratar pacientes suspeitos já em um primeiro momento como se fossem casos confirmados. “A ideia é utilizar uma medicação de pacientes como moderados nos pacientes leves. Nós criamos um padrão de medicação envolvendo profissionais de enfermagem, farmacêuticos e médicos para ter uma receita padrão na unidade”, detalhou.

Ainda conforme o secretário, a atuação com a medicação precoce é para tentar evitar que o quadro evolua e para que o paciente não precise de internação hospitalar. “O raciocínio é esse, buscar um atendimento antecipado para que não haja evolução em seu estado clinico”.

“Aquela medicação que usaria em paciente moderado, já usa em paciente leve. Chegou [na unidade sentinela] com uma simples dor de cabeça, já vai tratar o caso dele como se Covid fosse. Já entraria com uma medicação nesse sentido para tentar reduzir internações e consequentemente óbitos”, explicou.
 
É proibida a cópia ou reprodução total ou parcial dos artigos do PortalJNN bem como de suas imagens sem autorização por escrito. O conteúdo do PortalJNN é protegido pela Lei de Direitos Autorais (nº 9610/98).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp