MENU

13/07/2020 às 20h10min - Atualizada em 13/07/2020 às 20h05min

A necessidade de se aprender a ler com atenção e discernimento para saber identificar fake news

     O conhecimento sempre representou a insubstituível ferramenta para as maiores realizações da humanidade; no entanto, quando um dado conhecimento resvala para a dissimulação, entra-se em um terreno perigoso, porque a falsidade, quando bem elaborada, exibe-se muitas vezes de forma tão sedutora, que se torna irresistível. Assim são as notícias falsas que devemos aprender a identificar.

    Na realidade, as fake news  escancaram um mal do nosso tempo; quantas e quantas vidas já foram prejudicadas por causa de mensagens enganosas e irresponsáveis de pessoas inescrupulosas  que não medem os limites dos seus atos de maldade. As mensagens são apresentadas de forma tão espontânea, tão crível, que a pessoa incauta deixa-se se levar por elas. Acredita piamente no que lê ou ouve, como se fosse a maior verdade. E, mais lamentável: em redes sociais, compartilham aquelas mensagens, contribuindo, assim, para a disseminação do mal.

    Ler é uma atividade saudável e importante, mas saber ler é muito mais que isso. Saber ler significa pensar no que está sendo lido, verificar o autor, se merece credibilidade, verificar a fonte, que muitas vezes se esconde sob o título de um noticiário, sob anonimato, porque o verdadeiro autor não deseja ser identificado, já que a notícia que veicula é uma mentira ardilosa e, muitas vezes, difamadora, capaz de prejudicar a outrem.

    Assim, as fake news representam um desafio para o poder público, que deve  responsabilizar e punir quem as propaga com a premeditada intenção de prejudicar a terceiros de forma irresponsável, ao divulgá-las em redes sociais.

    É necessário que sejam tomadas medidas cabíveis para impedir que pessoas, de forma anônima, divulguem boatos na internet que prejudiquem a terceiros, ou desvirtuem um conhecimento científico. Mais importante é que cada um de nós aprenda a ler com atenção, examinando criteriosamente o que lê, verificando minuciosamente, para que não sejamos mais um nessa cadeia deplorável formada por aqueles que divulgam falsidades.

Visite meu site www.fabioantoniogabriel.com
 
Link
Fábio Antonio Gabriel

Fábio Antonio Gabriel

Doutor e mestre em Educação pela UEPG. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia pela PUCPR.

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp