24/03/2024 às 08h15min - Atualizada em 24/03/2024 às 08h12min

Páscoa: sinal de esperança porque Cristo ressuscitará

Fábio Antonio Gabriel

Fábio Antonio Gabriel

Doutor e mestre em Educação pela UEPG. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia pela PUCPR.

          Pensar na Páscoa é, para os cristãos, o tempo propício de alimentar esperanças de um mundo mais humano, solidário.  A Páscoa marca um tempo de renovar a fé no amor, na solidariedade e na busca por um mundo mais solidário e fraterno.  Para os não cristãos também é um convite para lutarem lado a lado com todos os outros, como seres semelhantes, por um mundo humanizado.
          Páscoa é sempre um convite, porque exige a adesão de cada ser humano em prol da luta para que valores de solidariedade se tornem realidade. Jesus não foi aceito quando veio, e, entre tantos motivos, porque veio humilde, desprovido de grandeza humana.
          Cristo ama a humanidade até as últimas consequências, entregando-se na cruz para redimir o ser humano. Cristo incomodou os poderosos da época que viam nele um perigo, um subversivo e aqueles, para os quais foi enviado, não o reconheceram como o enviado de Deus, principalmente sua condição de pobreza, humildade e sem poderes terrestres.
          Que a Páscoa nos seja também o momento de perdoar. Perdoar aos outros e a nós mesmos. Perdoar os outros não é tarefa fácil, porque exige desprendimento das mágoas. Perdoar a si mesmo é mais desafiador ainda porque muitas vezes não nos perdoamos a nós mesmos por situações que aconteceram em nossa vida.
          Oxalá a Páscoa ajude a humanidade a questionar os impérios deste mundo que continua a promover o sofrimento de muitos, com guerras, produção de armas bélicas, gerando destruição, sofrimento e crueldades. Que a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus seja para nós motivo de ânimo para lutarmos por um mundo sobretudo mais humano.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp