MENU

01/07/2021 às 13h11min - Atualizada em 01/07/2021 às 12h57min

Respeito pela pluralidade de pensamentos é fundamental em uma sociedade democrática

https://cpers.com.br
                 Se retrocedermos na história do pensamento, perceberemos as diversas culturas que se impuseram no processo de dominação de forma etnocêntrica. O etnocentrismo caracteriza-se como uma forma de valorização extremada de uma determinada cultura a ponto de acreditar que a cultura do outro deva ser aniquilada diante da imposição de uma cultura que seria supostamente superior. Nesse sentido, precisamos alertar para a importância do respeito pela cultura do outro como uma forma de vivenciar a defesa da dignidade da pessoa humana. Os estereótipos só servem para denegrir o diferente e supervalorizar nossos próprios pressupostos culturais.
                Quando pensamos no berço da democracia, na Grécia, percebemos a relevância de refletirmos sobre a importância da possibilidade da existência do debate e da pluralidade de ideias. A pluralidade de ideias e a pluralidade de pensamentos é uma necessidade da sociedade democrática. Precisamos exercitar-nos no acolher as ideias dos outros que, embora sejam diferentes das nossas, são tão válidas quanto as nossas. Isso não quer dizer que não possamos ter ideias diferentes das dos outros, mas, sim, que somos convidados a dialogar com aquele que pensa diferente de nós mesmos.
“Ousa  pensar por ti mesmo”, eis o lema do iluminismo. Somos convidados a deixar de pensar seguindo o que os outros pensam e pensarmos usando nossa própria faculdade da razão. Pensar por nós mesmos é o desafio que urge para formarmos uma sociedade democrática nos mais diversos aspectos. Diferente da Grécia, hoje temos uma sociedade democrática por representação, mas isso não nos exime da importância da nossa organização para cobrarmos daqueles que nos governam ações que promovam o bem comum.
                 A pluralidade de pensamentos é uma prerrogativa das sociedades democráticas. É importante o embate respeitoso de ideias diferentes das nossas, mas é também importante que busquemos da melhor maneira possível concretizar a possibilidade de vida pacífica entre aqueles que pensam diferente mas respeitam-se mutuamente na busca por uma sociedade melhor para todos.

Visite www.fabioantoniogabriel.com
Link
Fábio Antonio Gabriel

Fábio Antonio Gabriel

Doutor e mestre em Educação pela UEPG. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia pela PUCPR.

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp