MENU

08/07/2021 às 14h37min - Atualizada em 08/07/2021 às 14h25min

Franquias baratas e lucrativas: 7 dicas para escolher a melhor para abrir


As franquias baratas e lucrativas são uma boa oportunidade de empreendimento para quem quer atuar no mercado com mais segurança e apoio para um crescimento de sucesso. 

 

Com um mercado tão amplo e repleto de segmentos distintos, quem deseja ter seu próprio negócio conta com muitas opções a serem exploradas. Afinal, é possível trabalhar com diferentes tipos de produtos e serviços, além de diversos formatos. 

 

Inclusive, segundo um levantamento da OnePoll, 77% dos brasileiros sonham em empreender. E mesmo que começar um negócio totalmente do zero não seja tarefa fácil, existem alternativas que podem facilitar todo o processo, como é o caso das franquias.

 

Com a rede de apoio que o franchising oferece, esse modelo de negócios é bem atrativo. Mas para escolher a franquia certa para abrir, é preciso tomar certos cuidados. Acompanhe a leitura e descubra como encontrar a melhor franquia para você. 

Entenda melhor as franquias

Antes de pesquisar entre franquias baratas e lucrativas, é importante que você conheça mais sobre essa forma de empreender. Isso porque, assim como qualquer outro tipo de negócio, uma franquia possui características que a diferenciam no mercado. 

 

Sendo assim, saiba que uma franquia consiste em uma nova unidade de uma empresa que já existe. Logo, os investidores recebem o direito de usar a marca e seu plano de negócios em suas unidades, mas sempre mantendo o padrão de qualidade já estabelecido pela empresa. 

 

É por isso que uma franquia é considerada mais segura, uma vez que você estará começando algo novo, mas tendo como base um sistema já testado. Além disso, a sua unidade também terá o reconhecimento que a marca como um todo possui. 

 

Para abrir uma franquia, geralmente é possível escolher entre o modelo tradicional e o home office. Inclusive, o home office é uma opção mais barata, já que não é preciso arcar com uma loja física e seus custos, como aluguel e outras contas. 

 

Além disso, você poderá contar com todo o suporte que as franqueadoras costumam oferecer. Você poderá ter ajuda para divulgar a unidade, lidar com questões jurídicas, desenvolver boas estratégias de vendas, um bom sistema de administração e mais. 

 

Mas claro, tenha em mente que você deverá arcar com taxas, como a de royalties, cobrada pelo uso da marca e transmissão do know how. E também terá que se dedicar aos treinamentos e instruções repassadas pela franqueadora. 

 

Aliás, por mais que você conduza sua própria unidade, saiba que é preciso manter o padrão da marca de operação, para que haja uniformidade em relação às outras unidades. 


Como escolher a melhor entre franquias baratas e lucrativas?



 

Depois de entender o que é uma franquia e como ela funciona, é importante que você tome alguns cuidados na hora de escolher entre franquias baratas e lucrativas. 

 

Isso porque, para encontrar um negócio ideal para investir, é preciso conhecer alguns detalhes fundamentais que podem afetar na sua escolha. Por isso, fazer uma pesquisa completa é algo essencial. 

 

Como dissemos, muitas pessoas têm interesse em empreender. Mas para começar um negócio, é necessário fazer investimentos de tempo e dinheiro. Logo, para diminuir os riscos de fazer uma escolha errada e ter prejuízos futuros, você deve conhecer suas opções. 

 

Por isso, listamos a seguir os sete passos que você deve seguir para encontrar a franquia perfeita e colocar o seu sonho em prática. 
 

1. Entenda seu perfil empreendedor

O primeiro passo para escolher uma boa franquia é conhecer a si mesmo. Ou seja, é fundamental  que você saiba qual o seu perfil de empreendedor para, em seguida, optar por um tipo de negócio compatível. 

 

Isso porque, não adianta nada escolher entre franquias baratas e lucrativas, se aquele negócio em específico não está de acordo com o seu perfil. 

 

Por mais que o modelo e suas chances de sucesso sejam grandes, como franqueado você é parte essencial para um bom desempenho do negócio. 

 

Sendo assim, tenha em mente que cada tipo de empreendedor funciona melhor com um segmento e modelo de negócio. Portanto, conhecer a si mesmo é importante para que você saiba com qual tipo de negócio gostaria de trabalhar. 

 

Por exemplo, para quem é mais comunicativo e tem facilidade em lidar com pessoas, uma franquia para atuar com vendas, direto com o cliente, seria uma boa opção. Já para quem se interessa por automóveis, há franquias com serviços automotivos interessantes

 

Desse modo, comece todo esse processo fazendo uma análise própria, avaliando quais são as suas habilidades, pontos fortes e pontos fracos. E claro, leve em consideração quais são os segmentos e modelos de atuação que são mais atrativos para seus objetivos. 
 

2. Calcule o quanto você pode investir

Abrir um empreendimento irá exigir um investimento financeiro. Por isso, você também deve se preparar e organizar as suas finanças. Logo, comece conhecendo quais são os seus limites e o quanto você poderá investir. 

 

Dessa forma, mesmo que um determinado negócio seja bem atraente e lucrativo, você não pode deixar de considerar os investimentos necessários. Ir além do que você tem capacidade de quitar poderá trazer vários riscos.



 

Afinal de contas, por mais que um negócio prometa grandes lucros, você deve saber que há investimentos iniciais a serem pagos, como a taxa de franquia e custos com a reforma do espaço, caso haja um. 

 

Há também outras taxas ao longo do caminho, como royalties e propaganda. Ao mesmo tempo, uma unidade costuma demorar alguns meses para dar lucro, então é preciso estar prevenido e se manter nos primeiros meses. 

 

Portanto, dar um passo maior do que as suas capacidades financeiras pode ser algo bem arriscado e que poderá colocar seu negócio em risco no futuro. 

 

Então, calcule suas possibilidades de investimento e faça um bom planejamento financeiro para os próximos meses. Em seguida, separe um valor determinado e procure as opções de franquias dentro dessa faixa de preço. 
 

3. Analise seu mercado local

Na hora de escolher entre franquias baratas e lucrativas, você também precisa considerar o cenário do mercado local. Ou seja, quais são as oportunidades de crescimento na cidade ou região em que você deseja operar. 

 

Isso porque, por mais que um negócio seja interessante e apresente bons serviços ou produtos, nem sempre ele pode ter um bom desempenho em determinado local. 

 

Um produto que pode fazer sucesso em uma cidade, pode não ter boa saída em outra. Você deve ter em mente que existem diferenças entre as pessoas e há costumes próprios que podem influenciar na forma de consumo de uma população. 

 

Além disso, é preciso considerar a sua concorrência e se você poderá oferecer algo que realmente se destaque e tenha um diferencial. 

 

Inclusive, em cidades do interior pode ser difícil competir com comércios que já são conhecidos pelas pessoas. Os clientes em cidades pequenas costumam ter laços próximos dos comerciantes, o que pode dificultar para uma nova empresa ganhar espaço e confiança. 

 

Portanto, nessa etapa é preciso ficar atento às oportunidades que o mercado local tem a oferecer e procurar por redes de franquias que podem explorá-lo. 

 

Há situações em que a própria franqueadora fará uma pesquisa local para entender se é uma boa opção abrir uma unidade na região. Além disso, você pode, por conta própria, perguntar a conhecidos sobre suas preferências e opiniões sobre algo novo. 



4. Pesquise por opções de franquia


 

Uma outra forma de fazer uma boa escolha e encontrar a franquia certa, é tomando cuidado com todo o processo de pesquisa. Por isso, não tenha pressa e avalie todas as opções de investimento que tiver. Existem, inclusive, várias opções de negócio baratos no mercado.

 

Lembre-se que uma pesquisa completa é o que irá ajudar você a conhecer todas as alternativas de franquias baratas e lucrativas que existem no mercado. Nesse momento, você poderá consultar muitas indicações e listas de dicas por segmentos. 

 

Sendo assim, não tenha preguiça de consultar as opções, ir mais a fundo e verificar quais são as informações disponíveis. Faça isso com o máximo de franquias que puder, para que você tenha conhecimento sobre mais marcas que estão no mercado. 

 

Além de visitar os sites próprios da marca, na internet você também encontra portais especializados no franchising que podem ser bem úteis. Logo, você pode consultar conteúdos extras que trazem ainda mais informações sobre as marcas. 

 

Então, já procure saber qual o formato do negócio, se você atuará com uma franquia home based ou se terá que abrir uma loja física. Busque saber quais são os produtos e serviços oferecidos e se existe um catálogo atrativo. 

 

E claro, como já recomendamos, procure saber se aquele negócio é compatível com o seu perfil e você terá prazer em atuar como franquia. Quanto mais franquias consultar, maiores são as chances de encontrar algo que realmente lhe interessa. 
 

5. Analise a fama das marcas

Outro detalhe que você não pode deixar de lado no momento de escolher franquias baratas e lucrativas para investir, é conferir a reputação da marca. Afinal, para que a sua unidade tenha sucesso, ela precisa estar ligada a uma marca bem avaliada. 

 

Desse modo, ao escolher as possíveis marcas para investir, vá para a etapa seguinte e faça uma pesquisa completa sobre a reputação que ela possui no mercado. Procure saber como ela é reconhecida e o que os consumidores acham dela. 

 

Inclusive, pela avaliação do público você terá uma perspectiva clara de como são os produtos e serviços oferecidos. Poderá também entender como costuma ser a experiência nas unidades e o que elas têm a oferecer. 

 

Então, consulte sites de avaliação, como o Reclame Aqui, e veja quais são as opiniões dos clientes. As redes sociais também são fontes valiosas, já que as pessoas costumam compartilhar experiências próprias nos comentários. 

 

Além disso, você pode conversar com possíveis clientes e perguntar sobre as experiências com a marca. Se desejar, visite uma unidade por conta própria e busque ter suas próprias experiências como cliente da franquia. 

 

6. Avalie a franqueadora

Depois de todas essas etapas, você terá ainda mais certeza para encontrar boas franquias baratas e lucrativas. Mas saiba que ainda é preciso avaliar com cuidado alguns detalhes a respeito do negócio. 

 

Por isso, ao escolher a franquia, entre em contato com a marca e comece a tirar suas dúvidas sobre o negócio. Nesse momento, você poderá receber a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que reúne todas as informações úteis sobre a franquia.

 

Desse modo, analise todas as informações com calma, verifique quais são os suportes oferecidos pela franqueadora, e quais são seus direitos e deveres como franqueado. Verifique também as informações sobre os treinamentos e as taxas a serem pagas.

 

Na COF, você irá encontrar a relação de franqueados e ex-franqueados. Então, também pode aproveitar para entrar em contato com essas pessoas. 

 

Ao conversar com outros franqueados, você tem a oportunidade de descobrir como funciona a parceria na prática, se os suportes são de qualidade e se todo o sistema é interessante. Logo, é possível saber como os franqueados avaliam a marca. 

 

7. Negocie com a franqueadora

Após todas essas etapas você estará mais preparado para escolher entre as franquias baratas e lucrativas. Mas não se esqueça de negociar e tirar suas dúvidas com a marca assim que entrar em contato. 

 

Portanto, aproveite para conversar com o representante que irá lhe atender, preste atenção a todas as informações repassadas e tire todas as suas dúvidas sobre o negócio. 

 

Ao mesmo tempo, busque conhecer o negócio mais a fundo e tente negociar para encontrar as melhores oportunidades de investimento. É por meio desse contato que você terá mais certeza sobre a marca ser a melhor opção para seus objetivos.

 

As franquias baratas e lucrativas podem ser boas oportunidade de ter um negócio próprio, tanto em modelo home based, quanto em lojas tradicionais. Por meio delas, você pode empreender contando com o apoio de uma marca experiente. 

 

Mas para encontrar a franquia certa, não se esqueça de fazer uma pesquisa completa e tomar cuidado com vários detalhes, como os que citamos neste conteúdo. 

 

Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp