MENU

30/08/2020 às 09h10min - Atualizada em 30/08/2020 às 09h05min

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

               Uma sociedade que valoriza a família e a instituição escolar privilegia o êxito de seus membros. Professores são pessoas cuja vida é destinada a formar as novas gerações. Como curiosidade, cite-se um país milenar, em que se reconhece a grandiosidade da missão de educar, o Japão, onde os cidadãos se reverenciam diante do imperador e a única classe dispensada dessa  reverência é a do professor. Naquele país reconhece-se que toda  a organização social, política, econômica do país origina-se em sua base: a escola, sem formação, nenhum cidadão pode contribuir com seu quinhão para a transformação da sociedade, e o professor é aquele que forma o cidadão.
               A sociedade brasileira necessita valorizar mais os professores; no entanto, o que se constata são discursos de ódio contra os professores disseminando-se por redes sociais.  Tecnologia alguma poderá substituir por completo a presença física de um professor, muito embora se propague com muita força a ideia de que o ensino a distância poderá substituir totalmente a docência presencial.
            O reconhecimento desse profissional é de fundamental importância para atrair jovens para uma determinada profissão e atrair os melhores talentos para uma determinada profissão. O cenário quanto à valorização profissional do professor no Brasil é desalentador. Enquanto todos os outros poderes e classes dispõem do direito de perceber um salário condizente, professores não recebem sequer a reposição da inflação; a lei do piso da carreira do magistério é burlada em várias instâncias da federação, notadamente os professores da educação infantil são os mais desfavorecidos pelas políticas de remuneração.
               Enfim, é um desafio que se coloca à sociedade não permitir que os valores sejam invertidos e que professores possam ser mal vistos. Em todas as profissões existem os maus profissionais que devem ser analisados considerando-se caso a caso. Outrossim, é de fundamental importância valorizar o professor como  protagonista das mudanças a serem implantadas na sociedade, se o que se deseja é um futuro melhor. A educação de uma nação é o fundamento responsável pela transformação da cultura de um povo e de sua prosperidade, caso se respeite a pessoa do professor.

Visite www.fabioantoniogabriel.com
Link
Fábio Antonio Gabriel

Fábio Antonio Gabriel

Doutor e mestre em Educação pela UEPG. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia pela PUCPR.

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp