MENU

31/10/2021 às 13h01min - Atualizada em 31/10/2021 às 12h57min

ÉTICA E FAKE NEWS:

DA NECESSIDADE DA SERIEDADE NO PROCESSO DE TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES

Fábio Antonio Gabriel
Google imagens
Fábio Antonio Gabriel
               
              A ética é uma área muito importante para as relações humanas, principalmente no mundo em que vivemos. Por um lado, temos uma grande possibilidade de acesso às informações, por outro, paira insegurança diante da incerteza de as informações serem verdadeiras, ou não. Nesse contexto, toda a sociedade é convidada a organizar-se para exigir punições para todos aqueles que veiculam fake news, que deliberadamente espalham fake news.
Podemos retornar a Kant, que nos diz com seu imperativo categórico: “Age de tal maneira que a máxima de sua ação se torne universal”. A ética kantiana propõe que não façamos a outrem o que não desejamos pra nós mesmos. A mentira nunca é justificável, mas mais lamentável ainda é quando há pessoas que não conseguem perceber a má-fé de quem, premeditadamente, divulga mensagens enganosas, que distorcem fatos, com a deliberada intenção de convencer incautos de que aquelas mensagens são verdadeiras e induzi-los a atitudes que podem lhes custar até mesmo a própria vida. E com a facilidade de acesso às redes sociais, gravíssimas são as consequências de tais atos.
               Faz-se necessário todo cuidado da nossa parte antes de compartilharmos algo que lemos. Importante pesquisar, comprovar a veracidade dos fatos, verificar se determinado conteúdo é procedente, se vem de uma fonte confiável. Essa medida é importantíssima, ou estaremos contribuindo para a disseminação de falácias. As fake news se apresentam como uma afronta ao estado democrático de direito, na medida em que muitas pessoas são prejudicadas de forma grave em razão dessas falsas informações indiscriminadamente disseminadas pela internet.
              Somos convidados a lutar pela ética em nossa sociedade. A eticidade é de fundamental importância para a relação harmoniosa numa sociedade democrática em que o diferente é respeitado e em que temos possibilidade de dialogar com aqueles que pensam de forma diferente de nós. Recusemos as fake news e não sejamos repassadores de mentiras que podem prejudicar os outros!
 
Visite www.fabioantoniogabriel.com
Link
Fábio Antonio Gabriel

Fábio Antonio Gabriel

Doutor e mestre em Educação pela UEPG. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia pela PUCPR.

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp