13/09/2022 às 18h37min - Atualizada em 13/09/2022 às 18h31min

SONHAR É PRECISO E LUTAR PARA QUE AS METAS SE CONCRETIZEM

Fábio Antonio Gabriel

Fábio Antonio Gabriel

Doutor e mestre em Educação pela UEPG. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia pela PUCPR.

Site Revista Abrale
          Há quem diga que os sonhos são meras utopias, mas defendemos a importância de sonhar. Quando sonhamos, damos um sentido à existência e é muito importante que desenvolvamos um projeto de vida para nossa existência. Por mais que as condições não sejam favoráveis, somos convidados a sonhar: não no sentido de nos iludir com anseios inalcançáveis, inexequíveis, mas determinadamente trabalhar por aquilo que for possível em nosso projeto de vida.
            Não há êxito sem sacrificios.  É preciso ter objetivos claros e metas precisas para poder realizar-se pessoal e profissionalmente. Por vezes, conforme nos ensina o sociólogo Zigmunt Bauman, vivemos em uma sociedade líquida, em que tudo se esvai muito rapidamente e as novas gerações encontram dificuldades de traçar metas no longo prazo.
               Urge que busquemos das mais diversas formas e meios concretizar em nossa vida aquilo que almejamos para nossa existência. O filósofo Sartre nos ensina que “a existência precede à essência” no sentido de que não nascemos prontos e estamos nos determinando constantemente a partir das nossas escolhas.
Somos convidados constantemente a fazer escolhas e as escolhas determinam a nossa vida. Nossas escolhas devem estar alinhadas com o projeto de vida que desejamos concretizar em nossa vida. Escolher, por vezes, gera angústia, principalmente quando assumimos o protagonismo da própria existência.
                Enfim, sonhar é preciso. Não apenas sonhar, mas planejar para que os sonhos se tornem realidade. E, enquanto humanidade, somos convidados a superar os desafios constantes como este que estamos vivendo diante da guerra na Ucrânia, que representa um retrocesso: diante de tanto progresso tecnológico, a humanidade ainda vive situações de guerra que prejudicam o desenvolvimento mundial, além de tanta cobiça e insensatez que leva a transformar em pó todo um imenso patrimônio cultural preservado por séculos. Resta a tristeza diante das atrocidades da guerra e o cenário de destruição mundial.
Visite www.fabioantoniogabriel.com
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp