20/04/2023 às 22h36min - Atualizada em 20/04/2023 às 22h36min

​Eliza, é seu nome

Vicente Estanislau Ribeiro

Vicente Estanislau Ribeiro

Licenciado em História e Bacharel em Direito

Vicente Estanislau Ribeiro
A vida nunca envelhece. A idade não é a fuga dos anos; e sim a aurora da sabedoria.
A frase acima, se encaixa muito bem no perfil da pessoa que vou retratá-la. 
Ela é uma senhora, uma “lady” como diriam os ingleses, primorosa, educada, charmosa, uma longeva, de 90 anos bem vividos.
De voz suave, de uma delicadeza incomum, só podia granjear boas amizades e irradiar luz pelos caminhos por onde passa.
Além de ter sido professora, de vocação nata, é também uma grata escritora; eu, particularmente, sou e sempre fui seu admirador. 
Ela já lançou 4 livros: Receitas de Família (2016), Por que Vila Aggêo “Para as atuais e futuras gerações” (2016), A Legião de Maria em Jacarezinho e Diocese (2020) e seu último, Minha Vida Meu Viver Minhas Lembranças (2022).
Em seu livro mais recente, ela faz menção à sua mãe, Dona Roza, afirmando que, esta, já vivia no século XXI.
O que dizer então, de sua filha, a autora, que podemos afirmar já estar no século XXII!
Seu neto, Bráulio, um dos prefaciadores do livro, também comunga que a avó está sempre em busca do novo, buscando conhecimento e se inteirando com a tecnologia virtual, Facebook, Instagram, WhatsApp, inclusive com uma pitada de humor, revela que até o TikTok deve estar presente em seu cotidiano.
Na gestão municipal do prefeito Dr. Sérgio de Faria, como Secretário de Planejamento, tive o privilégio e a honra de compartilhar o espaço físico no átrio do Palácio São Sebastião, sede da prefeitura, para o lançamento de seu livro “Por que Vila Aggêo”. Foi um momento singelo, porém de grande significância, resgatando uma parte da história jacarezinhense.
Recebi em minha residência seu último livro, pelas mãos de sua filha Mariza, cortesia e distinção da autora, onde de imediato, não resisti e iniciei a leitura.
Um livro recheado de muitos detalhes pessoais e familiares, com ingredientes de alegrias, tristezas, perseveranças, curiosidades e acima de tudo, de muito amor.
Seu nome de batismo é Eliza Arminda Pinto, paulista de Itatinga, nasceu em 20 de janeiro de 1933.  
Eliza é a sexta filha de uma prole de nove irmãos, seus pais João Antônio Pinto e Ana Roza de Almeida Pinto.
Viúva de Geraldo Fleury da Silveira, que é filho do ex-prefeito de Jacarezinho, Aggêo Fleury da Silveira; o casal teve cinco filhos: Aggêo, Mariza, Cláudio, Patrícia e Geraldo Júnior.
Mulher de profunda fé, de oração frequente, exemplo para todos.
A autora, com sua longevidade, chega feliz ao crepúsculo da sabedoria.
Finalizo o texto com uma frase interessante de um autor versátil, americano, Gary Edward “Garrison” Keillor, assim ele diz: “Você envelhece e descobre que não há respostas; apenas histórias”.
Parabéns à professora, escritora e referência de mulher, Eliza Arminda Pinto Fleury da Silveira; orgulhamo-nos de tê-la conosco, nos propiciando, aos noventa anos, a dádiva da leitura. 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp