19/08/2022 às 10h00min - Atualizada em 19/08/2022 às 10h00min

​Jacarezinho completa dois anos de "microexplosão" que deixou estragos na cidade

Fenômeno meteorológico aconteceu em 2020 e arrancou árvores, destruiu carros e casas.

Redação
Arquivo PortalJNN.com
O município de Jacarezinho completa nesta sexta-feira (19), dois anos da "microexplosão", fenomeno meteorológico pareceido com tornado, que atingiu principalmente a região central da cidade e deixou um rastro de destruição.

O fenomeno aconteceu logo no começo da manhã daquela quarta-feira com ventos extremamente fortes e chuva de granizo. Árvores foram arrancadas, carros atingidos, a energia foi cortada em praticamente toda a cidade, assim como sinais de internet e telefone.

Na ocasião casas também foram danificadas. Uma cena que chamou a atenção para a força dos ventos foi os antigos silos que ficavam localizados no Jardim América, perto do centro. Os silos desativados foram amassados como se fossem latas de refrigerante amassadas com a mão.

No dia, a camada de grazino no chão pode ser comparada com neve pela intensidade e espessura que em alguns locais passou de 10 centímetros.

A estação meteorológica do SIMEPAR instalada em Cambará, a mais próxima de Jacarezinho, registrou no momento da tempestade na cidade, por volta das 8 horas desta quarta (19), rajadas de vento de 63 quilômetros por hora.

No dia seguinte ao fenomeno, o Portal JNN conversou com exclusividade com uma meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – SIMEPAR que falou sobre a tempestade.

Ana Beatriz Porto da Silva explicou que provavelmente as rajadas de ventos que atingiram Jacarezinho foram muito superiores a isto devido a distância dos medidores e a concentração do fenômeno na cidade ser de certa forma distante do medidor.

Ana Beatriz destacou que é muito improvável que tenha acontecido um ciclone na cidade, mas que pode ter sido uma microexplosão. Ela não descartou nem a possibilidade de ter ocorrido um pequeno tornado. Segundo ela, sem analisar dados técnicos não seria possível avaliar exatamente qual fenômeno ocorreu.

Microexplosão

As microexplosões são parecidas com tornados. Geralmente são nuvens carregadas de ar, água, granizo e acompanhada de ventos intensos que podem atingir até 120 km/h.

Elas acontecem quando uma forte rajada de vento sai da base da nuvem em direção ao solo, provocando um forte estouro que deixa quase uma linha reta de destruição, especialmente árvores tombadas para o mesmo lado.

Apesar de serem originados do mesmo tipo de nuvem, a diferença entre os dois fenômenos está na assinatura que deixam no solo. Assim, o tornado deixa o local muito mais desordenado do que a microexplosão.

Segundo especialistas, não é possível prever qual dos dois fenômenos causam maior destruição, já que ambos dependem da velocidade, que deve ser acima de 100 km/h, e de quanto tempo duram.


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp