13/07/2020 às 20h10min - Atualizada em 13/07/2020 às 20h05min

A necessidade de se aprender a ler com atenção e discernimento para saber identificar fake news

Fábio Antonio Gabriel

Fábio Antonio Gabriel

Doutor e mestre em Educação pela UEPG. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia pela PUCPR.

     O conhecimento sempre representou a insubstituível ferramenta para as maiores realizações da humanidade; no entanto, quando um dado conhecimento resvala para a dissimulação, entra-se em um terreno perigoso, porque a falsidade, quando bem elaborada, exibe-se muitas vezes de forma tão sedutora, que se torna irresistível. Assim são as notícias falsas que devemos aprender a identificar.

    Na realidade, as fake news  escancaram um mal do nosso tempo; quantas e quantas vidas já foram prejudicadas por causa de mensagens enganosas e irresponsáveis de pessoas inescrupulosas  que não medem os limites dos seus atos de maldade. As mensagens são apresentadas de forma tão espontânea, tão crível, que a pessoa incauta deixa-se se levar por elas. Acredita piamente no que lê ou ouve, como se fosse a maior verdade. E, mais lamentável: em redes sociais, compartilham aquelas mensagens, contribuindo, assim, para a disseminação do mal.

    Ler é uma atividade saudável e importante, mas saber ler é muito mais que isso. Saber ler significa pensar no que está sendo lido, verificar o autor, se merece credibilidade, verificar a fonte, que muitas vezes se esconde sob o título de um noticiário, sob anonimato, porque o verdadeiro autor não deseja ser identificado, já que a notícia que veicula é uma mentira ardilosa e, muitas vezes, difamadora, capaz de prejudicar a outrem.

    Assim, as fake news representam um desafio para o poder público, que deve  responsabilizar e punir quem as propaga com a premeditada intenção de prejudicar a terceiros de forma irresponsável, ao divulgá-las em redes sociais.

    É necessário que sejam tomadas medidas cabíveis para impedir que pessoas, de forma anônima, divulguem boatos na internet que prejudiquem a terceiros, ou desvirtuem um conhecimento científico. Mais importante é que cada um de nós aprenda a ler com atenção, examinando criteriosamente o que lê, verificando minuciosamente, para que não sejamos mais um nessa cadeia deplorável formada por aqueles que divulgam falsidades.

Visite meu site www.fabioantoniogabriel.com
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp